Mundo

EUA acham que há "autênticas divergências" nas negociações com Irã

Os iranianos e as grandes potências do grupo 5%2b1 tentam fechar um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que envenena as relações internacionais há 10 anos

Agência France-Presse
postado em 15/07/2014 11:11
John Kerry afirmou que a capacidade nuclear do Irã deverá ser reduzida
O secretário americano de Estado, John Kerry, afirmou nesta terça-feira (15/7) que ainda existem autênticas divergências nas negociações das grandes potências e Teerã sobre o programa nuclear iraniano, mas que uma solução diplomática continua sendo possível.

"Continuam existindo autênticas divergências sobre pontos cruciais" na negociação, declarou Kerry à imprensa em Viena, onde as negociações ocorrem.

O diplomata disse que os negociadores continuam tendo por objetivo fechar um acordo definitivo até o dia 20 de julho, data limite, e acrescentou que a capacidade nuclear do Irã deverá ser reduzida.

[SAIBAMAIS]"Hoje retorno a Washington para conversar com o presidente (Barack) Obama e com os líderes do Congresso sobre as perspectivas de chegar a um acordo global e sobre a próxima etapa se não conseguirmos fazê-lo até 20 de julho", declarou Kerry, que desde domingo multiplicou as conversas com seu colega iraniano Mohamad Javad Zarif na capital austríaca.

"Isso inclui a questão sobre se devemos dar mais tempo ou não (às negociações)", acrescentou Kerry. "A data limite de 20 de julho segue na mesa", indicou o americano, ressaltando que os negociadores em Viena seguirão "trabalhando intensamente".


Os iranianos e as grandes potências do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) tentam fechar um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, que envenena as relações internacionais há 10 anos.

A comunidade internacional quer firmes garantias sobre a votação civil do programa nuclear, em troca do levantamento das sanções que estrangulam a economia iraniana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação