Mundo

Líderes da UE pedem que Israel garanta proteção de civis em Gaza

Governantes "saúdam os esforços em andamento dos sócios da região, em particular a iniciativa lançada pelo Egito para instaurar um cessar-fogo"

Agência France-Presse
postado em 16/07/2014 19:50
Bruxelas - Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) condenaram nesta quarta-feira os disparos de foguetes a partir de Gaza em direção a Israel e pediram ao Estado hebreu que responda de maneira "proporcional, garantindo a segurança dos civis em todos os momentos".

primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro da Finlândia, Alexander Stubb participam de cúpula da União Europeia, em Bruxelas

Os dirigentes dos 28 países-membros da UE, reunidos em uma cúpula em Bruxelas, indicaram em suas conclusões que acompanham com "grande preocupação a violência em Israel e em Gaza" e "condenam os disparos de foguetes a partir de Gaza contra Israel, apontando de maneira indiscriminada para os civis".



[SAIBAMAIS]"Israel tem o direito de proteger a sua população (...) Deve fazê-lo de maneira proporcional, garantindo a segurança dos civis em todos os momentos", escreveram em um comunicado.

Os líderes europeus "lamentam profundamente a perda de vidas inocentes e a quantidade de civis feridos na Faixa de Gaza com as operações militares israelenses, e estão muito preocupados com a rapidez e a gravidade com que se deteriora a situação humanitária".

Os governantes "saúdam os esforços em andamento dos sócios da região, em particular a iniciativa lançada pelo Egito para instaurar um cessar-fogo, e pedem ao Hamas que a aceite".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação