Agência France-Presse
postado em 18/07/2014 09:57
Israel decidiu nesta sexta-feira reduzir sua equipe diplomática na Turquia após as violentas manifestações anti-israelenses em Istambul e Ancara, afirmou à AFP um porta-voz da embaixada israelense. "Como consequência das manifestações de ontem, foi decidido reduzir os funcionários diplomáticos na Turquia", disse. A retirada inclui as famílias dos diplomatas, acrescentou a fonte.[SAIBAMAIS]A Turquia havia expulsado o embaixador de Israel e chamado para consultas o seu neste país em 2011 em resposta ao ataque em 2010 de um comando israelense ao "Mavi Marmara", um barco turco de uma flotilha humanitária internacional que tentava romper o bloqueio israelense a Gaza.
Dez ativistas turcos morreram neste ataque, que provocou uma grande deterioração nas relações entre os dois países, outrora aliados regionais. O número de diplomatas israelenses na Turquia já havia caído consideravelmente desde esta data.
Centenas de manifestantes turcos convocados por organizações islamitas atacaram na manhã desta sexta-feira o consulado geral de Israel no centro de Istambul, provocando uma intervenção das forças de segurança, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água.