Mundo

Drone americano mata onze militantes do talibã no Paquistão

O ataque ocorreu no Waziristão do Norte, onde o Exército paquistanês realiza há um mês uma ofensiva contra as bases dos talibãs

Agência France-Presse
postado em 18/07/2014 22:29
Miranshah - Um drone americano matou neste sábado onze militantes do talibã na região tribal do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, informou um oficial da segurança regional.

"O drone disparou oito mísseis contra o campo na manhã deste sábado matando onze membros da facção Punjab dos talibãs paquistaneses", declarou à AFP o oficial.

O ataque ocorreu no Waziristão do Norte, onde o Exército paquistanês realiza há um mês uma ofensiva contra as bases dos talibãs e de outros grupos rebeldes.

Entre os onze mortos estão dois "importantes" comandantes dos talibãs paquistaneses, disse o oficial, sem revelar a identidade dos rebeldes.

O ataque atingiu um campo dos talibãs em Mada Khel, subúrbio de Data Khel, cidade 36 km a oeste de Miranshah, capital do Waziristão do Norte.

As forças paquistanesas realizam uma ofensiva desde meados de junho contra os rebeldes talibãs e a Al-Qaeda na região tribal do noroeste do Paquistão, que até o momento deixou 400 rebeldes e 20 soldados mortos.

O Waziristão do Norte se tornou nos últimos anos um refúgio para o Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) - principal grupo islâmico do país e autor de numerosos atentados a partir de 2007 - e para seus aliados estrangeiros da Al-Qaeda.

A região também serve de retaguarda para os talibãs afegãos que combatem o governo em Cabul e seus aliados da OTAN, do outro lado da fronteira.

Desde o início da ofensiva do Exército paquistanês, após seis meses de relativa calma, os drones americanos multiplicaram seus ataques contra a região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação