Agência France-Presse
postado em 19/07/2014 09:09
Pequim - Vários veículos, incluindo um ônibus, pegaram fogo depois de um choque violento em série em um estrada da província de Hunan, no centro da China, causando pelo menos 38 mortes, informou a agência de notícias Xinhua.O acidente ocorreu às 3h00 de sábado (16h00 de sexta-feira no horário de Brasília), quando um caminhão que transportava líquidos inflamáveis colidiu com um ônibus que transportava 53 passageiros. A polícia já havia previsto que o número de mortos poderia ser elevado.
De acordo com a Xinhua, houve uma forte explosão. Um total de cinco veículos se envolveram na colisão, e vários de seus ocupantes morreram ou sofreram queimaduras graves.
A alta mortalidade em acidentes de trânsito é um problema grave na China, onde o número de novos motoristas e as vias de tráfego aumentam de forma dramática.
No entanto, de acordo com o Ministério dos Transportes de Pequim, o número de mortes em acidentes rodoviários diminuiu de 104.000 em 2004 para 60.000 em 2012, embora os números não sejam confiáveis, segundo pesquisadores chineses e americanos, que depois de um estudo em 2011 concluíram que o número de vítimas é o geralmente o dobro dos valores utilizados pela polícia.