Agência France-Presse
postado em 22/07/2014 15:13
Haia - Quarta-feira (23/7) foi declarado dia de "luto nacional" na Holanda, anunciou o governo, enquanto os primeiros corpos das 298 vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines devem retornar ao país no final da tarde de quarta-feira.[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro holandês Mark Rutte "decretou que quarta-feira, 23 de julho de 2014, será um dia de luto nacional", indicou em um comunicado o Departamento de Justiça, ressaltando a aterrissagem dos aviões transportando os corpos seria marcada por um minuto de silêncio em todo o país.
As famílias das vítimas estarão presentes no aeroporto de Eindhoven, onde são os aviões vão aterrissar. Ao lado delas, o primeiro-ministro Mark Rutte e o casal real holandês, Willem-Alexander e Maxima, são esperados no local.
Representantes dos dez outros países de origem das vítimas também estarão presentes. As bandeiras serão hasteadas a meio mastro e os sinos do país, que perdeu 193 cidadãos na tragédia, ressoarão.
O Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines Amsterdã-Kuala Lumpur, foi derrubado na quinta-feira no leste da Ucrânia, em uma zona controlada pelos separatistas pró-russos.
O primeiro avião com os restos mortais aterrissará em Eindhoven, no sul da Holanda, de onde serão transportados para uma base militar em Hilversum, ao sudeste de Amsterdã, a cerca de 100 km do aeroporto.
O mesmo avião transportará as caixas-pretas do Boeing destruído em pleno voo em uma região controlada pelos separatistas pró-russos. Entregues na segunda-feira pelos rebeldes às autoridades malaias, elas deverão ser recuperadas pelos holandeses e enviadas à Grã-Bretanha para serem decriptadas.