Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diplomacia francesa considera 'inaceitável' morte de 600 pessoas em Gaza

Para Laurent Fabius, resposta israelense aos disparos de foguetes do movimento palestino Hamas em Gaza deveria ser "proporcional"

Paris - O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, considerou nesta terça-feira que a resposta israelense aos disparos de foguetes do movimento palestino Hamas em Gaza deveria ser proporcional e considerou que o número de mortos palestinos, mais de 620, é inaceitável.

[SAIBAMAIS]"Não pode ser aceitável que um país seja ameaçado por foguetes. Por outro lado, a resposta deve ser proporcional. Seiscentos mortos é evidentemente algo que não podemos aceitar", declarou Fabius ao canal de televisão TF1, em uma primeira crítica francesa explícita à estratégia israelense.



O presidente francês François Hollande tem sido acusado pela esquerda de conduzir uma diplomacia muito pró-israelense desde o início da ofensiva em Gaza. "A exigência absoluta é o cessar-fogo. É absolutamente necessário que os massacres e ataques parem imediatamente", prosseguiu o ministro.

O conflito entre Israel e os combatentes do Hamas em Gaza deixaram mais de 620 palestinos e 29 israelenses mortos em 15 dias de ofensiva.