Jornal Correio Braziliense

Mundo

Avião em rota para Argélia cai na África, com 116 pessoas a bordo

Dois Mirage 2000 do exército francês estão à procura da aeronave

, atingido por um míssil. Aquela aeronave, com 298 vítimas - incluindo passageiros e tripulação - decolou em Amsterdã e seguia para Kuala Lumpur quando foi atingido no Leste da Ucrânia, em uma região controlada pelos separatistas pró-russos.

TransAsia
Nessa quarta-feira (23/7) outro avião caiu, desta vez em . O mau tempo provocado pelo tufão Matmo fez com que o piloto tentasse um pouso de emergência. Cinquenta e quatro passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo do voo da companhia aérea TransAsia. Dez delas sobreviveram.


Air Algerie

O secretário de Estado francês para os Transportes, Frédéric Cuvillier, indicou que havia muitos franceses a bordo da aeronave desaparecida - segundo uma fonte oficial malinense, esse número era "de cerca de 50 franceses".

Duas células de crise foram criadas pela Direção Geral de Aviação Civil francesa (DGAC) e o ministério das Relações Exteriores, informou a DGAC, acrescentado que duas outras células foram montadas nos aeroportos franceses de Roissy-Charles-de-Gaulle e Marselha. Vários passageiros deveriam fazer escala em Argel, e seguir para Paris ou Marselha.

O contato entre os serviços de navegação e a tripulação foi perdido quando o avião sobrevoava o Mali, declarou à AFP uma fonte da Air Algerie, sob condição de anonimato.


Dois Mirage 2000 do exército francês estão à procura da aeronave. Eles receberam a missão de buscar entre o último ponto onde o avião foi localizado e "sua provável trajetória", indicou o porta-voz do Estado-Maior francês.

Último contato 50 min após decolagem

Segundo um comunicado da Air Algerie, "os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algerie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem".

[SAIBAMAIS]"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 01h55 GMT (22h55 de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma em um comunicado. A companhia colocou em andamento um plano de emergência, segundo o texto.

A espanhola Swiftair anunciou, por sua vez, que o avião MD83 de sua companhia operado para a Air Algerie decolou de Burkina Faso com destino a Argel, mas não chegou ao destino. "Não se tem contato com a aeronave até o momento", acrescentou.

Segundo o site da Air Algerie, a companhia realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu. Para a Air Algerie, este é mais um duro golpe seis meses após uma catástrofe no Leste do país.

Em fevereiro, um Hercule C-130 da companhia que voava entre Tamanrasset (2.000 km ao sul de Argel) e Constantine (450 km a leste de Argel) caiu pouco antes de sua aterrissagem, fazendo 76 mortos. Um passageiro sobreviveu.

Com informações da France Press