Jornal Correio Braziliense

Mundo

Naomi Campbell, estrela explosiva da moda, defende sua franqueza

Há mais de um quarto de século nas capas das principais revistas de moda e em várias passarelas, modelo voltou a falar de sua carreira




"Por isso, sinto que devo ajudar agora as jovens modelos, porque sua relação com os estilistas já não é mais a mesma", explica Campbell. Segundo ela, os diretores de casting colocam muitos obstáculos para as modelos e suas carreiras parecem depender cada vez mais do humor deles.

Nunca nos calaremos

"Quando me diziam ;não;, sempre encontrava outra maneira de conseguir o que queria. Agora é um pouco diferente, porque (as modelos negras) têm medo de falar. Se fazem isso, não são selecionadas", explica. "Temos que ajudar essas meninas, sejam asiáticas, negras ou mestiças", acrescenta.

Naomi Campbell se uniu em setembro de 2013 a uma iniciativa mundial chamada Balance Diversity, lançada pela modelo novaiorquina Bethann Hardison para denunciar a falta de modelos negras nas passarelas. "Não se trata de um movimento político, é simplesmente um diálogo", diz. Desde então, "algumas pessoas tomaram consciência do problema e tentam melhorar as coisas". "O problema está lá fora, no mundo, na mídia, lá fora, então eu acho que as pessoas não têm como escapar como fizeram antes", acrescentou.