Jornal Correio Braziliense

Mundo

Navio encontrado em escombros do World Trade Center é do século 18

Cientistas analisaram pedaços da embarcação e concluíram que a madeira utilizada era de uma floresta de carvalho próximo a Filadélfia



Cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, analisaram pedaços da embarcação e concluíram que a madeira utilizada era de uma floresta de carvalho próximo a Filadélfia. A madeira teria sido cortada em 1773 e usada na construção do barco.

"A Filadélfia era a cidade americana com maior produção de barcos naquela época. Faz todo o sentido a madeira ter vindo de lá", disseram os cientistas para o jornal americano Live Science. "Esta embarcação representa uma peça rara e importante na história da construção de navios nos Estados Unidos", concluíram.

O navio foi completamente aterrado no local no fim do século 18. Historiadores ainda não sabem se o navio afundou por acidente ou se foi enterrado durante a expansão da costa de Manhattan até o Rio Hudson.

Arqueologistas encontraram dezenas de outros objetos do século 18 durante a escavação dos escombros após o ataque de 2001, incluindo pratos de cerâmica, garrafas e sapatos.