Agência France-Presse
postado em 05/08/2014 09:18
Novos combates entre as forças ucranianas e os separatistas ocorriam nesta terça-feira (5/8) às portas de Donetsk, o principal reduto dos insurgentes, que se encontra quase em estado de sítio.Várias explosões eram ouvidas de maneira regular a partir de Marinka, na periferia sudoeste da cidade, de onde se elevavam colunas de fumaça.
Segundo a prefeitura, os tiros de morteiro lançados durante toda a noite danificaram uma estação elétrica em um bairro de Donetsk próximo a Marinka, deixando sem eletricidade 50prédios residenciais.
A mesma fonte indicou que um artefato explosivo havia ferido oito separatistas em pleno centro da cidade na noite de segunda-feira.
[SAIBAMAIS]Os combates se intensificaram há alguns dias nos arredores de Donetsk, a maior cidade da bacia mineradora de Donbass (que contava com um milhão de habitantes antes do início das hostilidades), o que aumenta os temores de um ataque com combates especialmente mortíferos. Kiev convocou os civis a fugir desta região.
Na capital, um porta-voz militar confirmou que as forças ucranianas haviam se aproximado dos bairros periféricos de Donetsk e do outro reduto separatista, Lugansk.
"Isso não quer dizer que esteja ocorrendo um ataque, no momento trata-se de preparar a libertação da cidade", indicou Andri Lysenko diante da imprensa.
A estratégia desenvolvida até agora por Kiev consiste em confinar os insurgentes de Donetsk até que seus recursos se esgotem, com o objetivo de isolá-los da fronteira russa, por onde as autoridades ucranianas e os ocidentais garantem que transitam os combatentes e as armas que motivaram as sanções econômicas sem precedentes introduzidas contra a Rússia.