Mundo

Coxa de dinossauro é destaque de livro sobre carne in vitro em Amsterdã

Livro de culinária explora os pratos à base de carne in vitro que podem chegar à nossa mesa no futuro

Agência France-Presse
postado em 05/08/2014 16:07
Haia - Um livro lançado nesta terça-feira (5/8) em Amsterdã, um ano depois da degustação do primeiro hambúrguer in vitro, também inclui outros pratos produzidos a partir de células-tronco que, garantem seus autores, permitirá que no futuro degustemos uma coxa de dinossauro.

"Este livro de culinária explora os pratos à base de carne in vitro que poderiam chegar à nossa mesa no futuro", afirmou o doutor em Filosofia holandês Koert van Mensvoort no prefácio do "Livro de cozinha da carne in vitro".

Em pouco menos de 200 páginas, o livro reúne ensaios, entrevistas e gráficos sobre o passado, o presente e o futuro da carne e apresenta dezenas de "visões criativas" com base na carne in vitro.

As receitas atribuem notas aos pratos que vão de uma a cinco estrelas. Uma receita cinco estrelas pode ser preparada na atualidade, enquanto uma com uma única estrela está muito longe de ser elaborada.

Dessa forma, o hambúrguer tem cinco estrelas, enquanto a coxa de dinossauro, preparada com batatas, alho, vinagre e outras especiarias - que, por enquanto, só existe no desenho do prato, porque é produzido com células-tronco de frango - tem uma única estrela, da mesma forma que as ostras de carne.



O primeiro hambúrguer 100% produzido em laboratório a partir de células-tronco de boi foi preparado e degustado em 5 de agosto de 2013, exatamente um ano antes do lançamento deste livro, em um evento em Londres para promover a criação.

Apelidado de "Frankenburger" pela imprensa, o hambúrguer in vitro é, por enquanto, inacessível para a grande maioria da população mundial, já que seu custo de fabricação beira os 250 mil euros. O livro também menciona alternativas para a carne, como os insetos ou carnes produzidas a partir de vegetais. Também indica os utensílios necessários, como uma incubadora de cozinha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação