Mundo

General americano é morto em ataque em Cabul; 15 pessoas ficaram feridas

A vítima é o general de divisão Harold J. Greene, que atuava nas aquisições de sistemas no quartel-general do Exército

Agência France-Presse
postado em 05/08/2014 20:33
Washington - O Pentágono confirmou nesta terça-feira (5/8) que um general americano morreu em um ataque no Afeganistão, sendo a baixa de mais alta patente dos Estados Unidos desde os atentados do 11 de Setembro.

O Departamento da Defesa identificou o agressor, que vestia uniforme, como um soldado afegão. Ele foi morto depois de abrir fogo.

"Posso (...) confirmar que, entre as vítimas, há um general americano morto", disse à imprensa o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby, acrescentando que não o identificaria.

Leia mais notícias em Mundo

O assessor destacou que esse foi o oficial americano de mais alta patente morto desde os ataques em 11 de setembro de 2001, quando o tenente-general Timothy Joseph Maude morreu em um atentado cometido com um avião comercial lançado contra o Pentágono.

Segundo o jornal "The Washington Post", a vítima é o general de divisão Harold J. Greene, que atuava nas aquisições de sistemas no quartel-general do Exército nos Estados Unidos.

Desde a Guerra do Vietnã, nenhum general americano era morto em combate, apesar de militares de alto escalão terem servido no Iraque e no Afeganistão.

Kirby acrescentou que o agressor acabou morto, mas disse não ter mais detalhes sobre o episódio. "Acreditamos que o atacante era um soldado afegão", afirmou.

Um oficial americano que pediu para não ser identificado contou à AFP que cerca de 15 pessoas ficaram feridas, sendo oito americanos. Não se sabe a nacionalidade das demais vítimas, mas o oficial declarou que há afegãos. A Alemanha anunciou que um de seus generais foi ferido.

Kirby descreveu o ataque como um incidente isolado e reconheceu o trabalho das tropas afegãs na segurança durante as eleições nacionais.

"É impossível eliminar - eliminar por completo - essa ameaça, eu acho, particularmente em um lugar como o Afeganistão, mas você pode trabalhar duro para atenuá-la", afirmou, referindo-se a esses ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação