Mundo

Obama afirma que Gaza deve ter esperança e não pode estar isolada do mundo

"Não tenho qualquer simpatia pelo Hamas, mas tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza", disse ele

Agência France-Presse
postado em 06/08/2014 20:54
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que os habitantes da Faixa de Gaza precisam de "esperança" e não podem permanecer por mais tempo isolados do mundo. "Não tenho qualquer simpatia pelo Hamas, mas tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza", disse Obama, destacando que o objetivo a curto prazo é ampliar o cessar-fogo após várias semanas de um sangrento conflito.

Segundo o presidente, os israelenses precisam "ter confiança de que não se repetirão os disparos de foguetes (da Faixa de Gaza) vistos durante várias semanas".



Obama acrescentou que Washington apoia as negociações sobre o cessar-fogo "a longo prazo, que passa pelo reconhecimento de que Gaza não pode ficar permanentemente isolada do mundo". Os palestinos que vivem na Faixa de Gaza, sob o controle do Hamas, precisam "ter alguma esperança de abertura, de modo que não se sintam entre muros", disse Obama.

O presidente reafirmou sua preocupação com a morte de civis no conflito, que até o momento matou 1.875 palestinos e 67 israelenses. Obama destacou que tem "apoiado consistentemente o direito de Israel de se defender" e afirmou que o Hamas agiu de forma "extraordinariamente irresponsável" ao disparar foguetes contra Israel.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação