Mundo

União Europeia se reserva o direito de adotar medidas após sanções russas

Frédéric Vincent, porta-voz da Comissão, afirmou que as autoridades russas atuaram com motivação "claramente política"

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 08:32
Bruxelas - A União Europeia (UE) anunciou que se reserva o direito a adotar medidas contra Moscou após a decisão das autoridades russas de proibir durante um ano a importação de alimentos da Europa e Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]"Após uma avaliação completa pela Comissão Europeia das medidas adotadas pela Federação da Rússia, nos reservamos o direito de adotas as medidas apropriadas", disse Frédéric Vincent, porta-voz da Comissão. Vincent afirmou que as autoridades russas atuaram com motivação "claramente política".

Ele destacou que as sanções europeias estão "relacionadas diretamente com a anexação ilegal da Crimeia e com a desestabilização da Ucrânia", que enfrenta uma rebelião de separatistas pró-Rússia no leste. "A União Europeia segue comprometida com uma desescalada da tensão na Ucrânia", afirmou.

A Rússia decretou uma "proibição total" da maioria dos alimentos procedentes da Europa e Estados Unidos, em resposta às sanções ocidentais, anunciou o primeiro-ministro Dmitri Medvedev.

A proibição, que vai durar um ano, afeta principalmente a carne bovina, suína e de frango, pescado, os laticínios, as verduras e frutas procedentes dos Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Canadá e Noruega.



Em 2013, as exportações de produtos agrícolas europeus para a Rússia representou 11,8 bilhões de euros, 9,9% do total das exportações da UE a este mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação