Mundo

Negociações sobre programa nuclear são retomadas antes de assembleia da ONU

O Irã e o grupo 5%2b1 têm até 24 de novembro para fechar um acordo que garanta o caráter pacífico do programa nuclear da República Islâmica

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 10:01
As negociações nucleares entre o Irã e as grandes potências, interrompidas no fim de julho, serão retomadas antes da Assembleia Geral da ONU, cuja abertura está programada para 16 de setembro, anunciou nesta quinta-feira (7/8) uma fonte europeia.

Ainda não foi decidido o local no qual se desenvolverão as negociações, e posteriormente poderá ocorrer uma reunião de ministros em Nova York durante a Assembleia Geral, indicou em um e-mail o porta-voz da diplomacia europeia, Michael Mann.

[SAIBAMAIS]O Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França, China e Alemanha) se despediram no dia 19 de julho em Viena dando um prazo de quatro meses adicionais, até 24 de novembro, para fechar um acordo definitivo que garanta o caráter pacífico do programa nuclear da República Islâmica, em troca de levantar as sanções internacionais ditadas contra o país.


Depois de seis rodadas de negociações desde fevereiro, as duas partes parecem ter aproximado suas posições em alguns pontos, entre eles sobre o reator de água pesada de Arak - suscetível de fornecer plutônio que pode servir na composição da bomba atômica - e sobre o aumento das inspeções das instalações nucleares iranianas.

Nesta quinta-feira as delegações diplomáticas americanas e iranianas se reúnem em Genebra para negociações bilaterais. No mês de agosto podem ocorrer ainda outros encontros entre especialistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação