Mundo

Mick Jagger e metafísico Hawking pedem que Escócia permaneça no Reino Unido

Além dos citados, assinam o texto atores como Michael Douglas, Judi Dench, Helena Bonham-Carter, Steve Coogan e Terry Jones

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 12:06
Londres - O cantor Mick Jagger, o astrofísico Stephen Hawking e cerca de 200 personalidades, em sua maioria britânicas, publicaram nesta quinta-feira uma carta pedindo à Escócia que não se torne independente do Reino Unido no referendo de 18 de setembro.

"A decisão de sair de nosso país compartilhado é, certamente, apenas sua", começa a breve carta. "No entanto, a decisão terá um grande impacto sobre todos nós no Reino Unido", avisaram.

"Queremos que saibam o quanto apreciamos nossos laços de cidadania com vocês e expressar nossa esperança de que votem a favor de renová-los". O que nos une é maior que o que nos divide. Vamos ficar juntos", conclui o texto.

Além dos citados, assinam o texto atores como Michael Douglas, Judi Dench, Helena Bonham-Carter, Steve Coogan e Terry Jones (do grupo Monty Python) e os músicos Sting, David Gilmour (Pink Floyd), Bryan Ferry, Cliff Richard, e Andrew Lloyd-Weber (compositor e produtor de ;O Fantasma da Ópera;, ;Cats;, ;Evita;).

Também figuram os atletas Steve Redgrave (remo, medalha de ouro em cinco Jogos Olímpicos consecutivos), Ian Rush (o maior goleador da história do Liverpool) e Jonathan Edwards (campeão olímpico, mundial e europeu de salto triplo).



Entre os signatários também há celebridades escocesas, como o jogador de rugby Kenny Logan ou a atriz Louise Linton. O que todos têm em comum é que não poderão votar no referendo, aberto apenas aos residentes da Escócia com mais de 16 anos, cerca de 4 milhões de pessoas.

Um porta-voz da campanha a favor da independência comemorou ironicamente a carta, afirmando que é "formidável saber que a Escócia tem tantos amigos e admiradores".

"Sabemos que seguirão gostando de nós e nos admirando quando tivermos votado ;sim; no dia 18 de setembro", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação