Agência France-Presse
postado em 11/08/2014 11:57
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, viajará na quinta-feira à Crimeia, a península ucraniana anexada em março pela Rússia, onde pronunciará um discurso durante uma reunião com deputados russos, informou nesta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov."Putin pronunciará um discurso intenso" que refletirá "a agenda com a qual todos vivemos", indicou Peskov, citado pela agência de notícias pública russa Ria-Novosti, sem fornecer mais detalhes.
Deputados de "quase todos os partidos representados na Duma", a câmara baixa do Parlamento, acompanharão a reunião, acrescentou o porta-voz, segundo a agência oficial Itar-Tass.
Trata-se da segunda visita de Putin à Crimeia, na qual se encontra a cidade de Sebastopol, em cujo porto atraca a frota russa no mar Negro desde que a Rússia foi anexada à península, em março.
O presidente russo já havia comparecido ao local por ocasião da vitória contra os nazistas em 1945, que a ex-República Soviética celebra no dia 9 de maio. Esta visita foi classificada por Kiev como uma "violação flagrante da soberania ucraniana".
A anexação da Crimeia à Rússia, após a chegada ao poder de Kiev de autoridades pró-europeias, motivou a pior crise entre russos e ocidentais desde o fim da Guerra Fria.