Agência France-Presse
postado em 11/08/2014 14:29
Washington - O vice-presidente americano, Joe Biden, saudou nesta segunda-feira (11/8) a designação de um novo primeiro-ministro durante uma conversa por telefone com o presidente iraquiano, Fuad Massum, e afirmou que esta é uma etapa crucial, após meses de bloqueio político em Bagdá.
[SAIBAMAIS]"O vice-presidente reiterou o apelo do presidente Barack Obama pela rápida formação de um novo governo mais aberto para que esteja em condições de responder às preocupações legítimas de todos os iraquianos", indicou a Casa Branca em um comunicado.
Biden "também enfatizou o desejo do presidente Obama de intensificar a cooperação com um novo governo iraquiano e com as forças de segurança iraquianas para impedir o avanço do Estado Islâmico (EI)", acrescenta o comunicado.
Na semana passada, combatentes do EI invadiram o Curdistão iraquiano, levando o presidente americano a ordenar bombardeios aéreos contra os ultra-radicais islâmicos para proteger Erbil, capital dessa região, e a pressionar por uma mudança no governo de Bagdá para deter a ameaça.