Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hollande expressa a Putin preocupação com missão 'unilateral' na Ucrânia

O presidente francês "insistiu no fato de que qualquer operação humanitária só pode acontecer em território ucraniano com a aprovação das autoridades nacionais ucranianas"

Paris - O presidente francês, François Hollande, conversou nesta terça-feira com o colega russo, Vladimir Putin, e manifestou a "grande preocupação" com as "perspectivas de uma missão russa em território ucraniano", anunciou o Palácio de Eliseu.

Hollande "insistiu no fato de que qualquer operação humanitária só pode acontecer em território ucraniano com a aprovação das autoridades nacionais ucranianas, tanto na forma como nas modalidades de execução", afirma a presidência francesa em um comunicado.



Um comboio humanitária russo de 280 caminhões seguia nesta terça-feira (12/8) para a Ucrânia com ajuda humanitária para as vítimas dos combates no leste do país, segundo a imprensa russa, apesar das advertências ocidentais contra qualquer intervenção unilateral russa no país vizinho. O presidente da Ucrânia afirmou que o país impedirá a passagem do comboio russo.