Agência France-Presse
postado em 12/08/2014 13:18
Madri - Setecentos imigrantes subsaarianos tentaram nesta terça-feira (12/8) entrar no enclave espanhol de Melilla a partir do Marrocos, trinta deles com êxito, ao mesmo tempo em que outros 700 eram socorridos nas águas do estreito de Gibraltar, informaram as autoridades espanholas."A intensa pressão migratória sobre Melilla terminou nesta madrugada com duas tentativas de salto à cerca fronteiriça com o Marrocos", durante as quais três imigrantes ficaram feridos, anunciou a delegação do governo espanhol nesta cidade situada no norte da África.
Em um primeiro momento, por volta das 06h05 (01h05 de Brasília), 500 imigrantes tentaram, com escadas improvisadas, saltar a cerca tripla que faz fronteira entre o Marrocos e o enclave espanhol, declarou em um comunicado. Trinta deles "conseguiram chegar à zona entre as cercas, destruíram uma das portas internas e conseguiram entrar em território espanhol", acrescentou. Outros 40 permaneceram parados durante várias horas em uma destas barreiras, sob a vigilância da polícia.
Uma hora mais tarde, outros 200 imigrantes tentaram ultrapassar a cerca em outro ponto, sem sucesso, informou.
Por sua vez, 681 pessoas que tentavam cruzar o estreito de Gibraltar a bordo de 70 embarcações precárias foram resgatadas no mar, elevando a mais de mil o número total de imigrantes socorridos em quatro dias enquanto tentavam alcançar a costa espanhola.
Trata-se de 573 homens, 88 mulheres e 20 menores, segundo o serviço de salvamento marítimo espanhol, que na véspera já havia resgatado 299 pessoas a bordo de 31 embarcações.