Mundo

Um dia na Coreia do Norte: vídeo mostra como é a capital Pyongyang

Dupla foi autorizada a viajar para a Coreia do Norte e fazer imagens aéreas da cidade

postado em 12/08/2014 19:57
O país mais secreto do mundo acaba de revelar uma pontinha da capital. Um vídeo incrível feito em time-lapse (processo que se utiliza frames em uma velocidade maior que a normal) divulgado no Vimeo revela a rotina até então pouco conhecida dos moradores da cidade de Pyongyang.

Com apenas três minutos de duração, o vídeo mostra imagens aéreas da capital em tempo acelerado. Entre em Pyongyang foi produzido pelo especialista em identidade urbana J.T. Singh e pelo fotógrafo inglês Rob Whitworth, em parceria com a agência de turismo Koryo Tours. A dupla fez toda a filmagem voluntariamente, mas teve as despesas da viagem pagas pela empresa.



"A Coreia do Norte era um país aparentemente imune a mudanças - mas não é mais. Nos últimos anos nós presenciamos a entrada de celulares, turistas e até de uma maratona", diz Singh na descrição do vídeo.

De acordo com o especialista, a dupla teve certa liberdade nas filmagens. Eles foram auxiliados por dois assistentes da administração nacional do turismo na Coreia do Norte para terem acesso a todos os lugares. "Nós só não pudemos fazer imagens de locais em construção, pertencentes ao militares ou locais com maior pobreza, mas isso é exigido a todos que visitam a cidade", relata Singh.

O especialista também revela que ficou surpreso quando foi autorizado a fazer as imagens: "Em nenhum momento nós precisamos fingir que apoiamos o governo da Coreia do Norte ou a filosofia deles. Nós tivemos autonomia editorial durante toda a construção do filme", disse.

Um dos motivos para a elaboração do vídeo é aumentar a quantidade de turistas no país. "Esta é uma oportunidade que não pode ser perdida. Se Pyongyang não está mais fora dos limites, nenhum outro lugar está", afirma Singh.

Assista ao vídeo Entre em Pyongyang:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação