Agência France-Presse
postado em 17/08/2014 09:32
Cairo - As negociações indiretas entre israelenses e palestinos foram retomadas neste domingo no Cairo para tentar alcançar uma trégua duradoura na Faixa de Gaza, 36 horas antes da expiração de um cessar-fogo, indicou uma autoridade palestina.As discussões começaram sem alguns dos representantes do Hamas e da Jihad Islâmica vindos de Gaza e que devem chegar no Cairo à noite, de acordo com um porta-voz do grupo islâmico que controla o enclave, Sami Abu Zuhri.
A guerra já fez, desde o início em 8 de julho de uma nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza, pelo menos 1.980 palestinos mortos, em sua maioria civis, e 67 vítimas israelenses, incluindo três civis.
[SAIBAMAIS]
Mas as discussões, sob a mediação do Egito, resultaram em um primeiro cessar-fogo provisório, que foi estendido e que expira segunda-feira à meia-noite.
Na sede do serviço de inteligência do Cairo, onde ocorrem as negociações indiretas, os egípcios fazem o papel de mediador entre as delegações israelense e palestina que, além do Hamas e da Jihad Islâmica, também inclui o Fatah do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.
Leia mais notícias em Mundo
A maior incerteza gira em torno da capacidade dos delegados palestinos e israelenses em encontrar um acordo, especialmente sobre o levantamento do bloqueio israelense e a desmilitarização da Faixa de Gaza.
De acordo com um documento consultado pela AFP, os egípcios propõem um cessar-fogo permanente e exigem novas negociações dentro de um mês.