Agência France-Presse
postado em 17/08/2014 16:10
Berlim - O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, declarou neste domingo que é preciso evitar, a todo custo, "um enfrentamento direto entre forças ucranianas e russas"."Se não prestarmos atenção (...) a situação se encaminhará para um enfrentamento direto entre os Exércitos ucraniano e russo. Isso deve ser evitado a todo custo", frisou o ministro, em reunião com os colegas russo, ucraniano e francês em Berlim. A reunião começou às 13h30 (no horário de Brasília).
De acordo com Steinmeier, o objetivo do encontro é "tentar possibilitar um avanço na direção de um cessar-fogo". O ministro alemão acrescentou que não há garantias de sucesso e que as partes envolvidas estão "longe de uma solução política". A questão principal é chegar a uma trégua humanitária duradoura, e menos abordar o polêmico comboio humanitário russo.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Precisamos de uma solução duradoura (...) Essa tarde tentaremos dar passos nessa direção", insistiu o chefe da diplomacia alemã, pedindo aos participantes que "desempenhem seu papel de maneira construtiva".
Para Steinmeier, um plano de trégua passa por reforçar a fronteira entre Ucrânia e Rússia "para evitar que, no futuro, mais material, armas e combatentes" possam chegar ao leste da Ucrânia. Hoje, a região se encontra mergulhada em combates entre o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos.