Jerusalém - O Exército israelense anunciou ter destruído nesta segunda-feira (18/8) em Hebron (Cisjordânia) as casas de dois palestinos acusados de ter sequestrado e assassinado três jovens israelenses em junho. As casas de Hussam Qawasme e de Amer Abu Eishe foram destruídas ao mesmo tempo em que foram bloqueados os acessos ao domicílio de um terceiro palestino, Marwan Qawasme, acusado de ter orquestrado o sequestro no dia 12 de junho de três jovens israelenses que pediam carona perto de um bloco de colônias no sul da Cisjordânia.
Israel acusa Hussam Qawasme e Amer Abu Eishe de serem membros do movimento islamita Hamas. Durante sua busca, o Exército deteve mais de 400 palestinos na Cisjordânia, entre eles mais de 300 membros do Hamas, que nega estar envolvido no sequestro.
O Exército israelense matou ao menos cinco palestinos durante a operação de busca "Guardião de nossos irmãos". O clima de tensão provocado pelo assassinato dos três jovens israelenses precedeu a ofensiva lançada em 8 de junho por Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, que custou a vida de dois mil palestinos e deixou 67 mortos do lado israelense, em sua maioria soldados.