Mundo

Termina retirada de população dos arredores do vulcão islandês Bardarbunga

Os cientistas consideram que o vulcão é suficientemente perigoso para, se entrar em erupção, causar problemas no tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas

Agência France-Presse
postado em 20/08/2014 10:20
Reykjavik - Os serviços islandeses de defesa civil anunciaram nesta quarta-feira (20/8) que terminaram a evacuação das imediações do vulcão Bardarbunga, cuja atividade, ainda estável, faz com que a probabilidade de uma erupção seja incerta. As autoridades indicaram à AFP que esta operação, na zona norte do imenso vulcão situado sob a maior geleira do país, o Vatnaj;kull, terminou às 3h locais (0h de Brasília).

Sinal de aviso bloqueia a estrada para o vulcão Bardarbunga, na região noroeste da geleira Vatnajökull
Ninguém habita a região afetada durante o ano, mas há barracas e campings para os turistas e caçadores. As estradas que levam para lá estão fechadas. Os cientistas consideram que o Bardarbunga é suficientemente perigoso para, se entrar em erupção, causar problemas no tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas, e também pode provocar importantes danos na Islândia, especialmente inundações pelo derretimento do gelo.



[SAIBAMAIS]A perspectiva de uma erupção continuava sendo hipotética nesta quarta-feira e a atividade sísmica era estável quatro dias após o início do registro de atividade magmática, no sábado. Os serviços da defesa civil especificaram que previam sobrevoar a zona ao longo do dia para garantir que não restasse ninguém.

"Vamos pegar o avião da guarda-costeira e passar por cima da região hoje (quarta-feira) e ver se deixaram alguém no caminho", declarou à televisão pública Ruv o diretor da Defesa Civil, Vidir Reynisson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação