Mundo

Rebeldes xiitas reforçam posições em torno da capital do Iêmen

Nas entradas norte, sul e oeste da capital, os rebeldes estão construindo fortificações em torno de seus acampamentos, formados por barracas de campanha

Agência France-Presse
postado em 20/08/2014 12:32
Sana - Milhares de membros da rebelião xiita armada no Iêmen reforçavam posições em torno de Sanaa, onde mobilizaram seus partidários para exigir a demissão do governo.

Para prevenir una escalada, o presidente Abd Rabo Mansur Hadi pediu um diálogo com a rebelião de Ansarulah e a convidou a entrar no governo após uma reunião política realizada na capital, segundo seu conselheiro, Fars al Saqaf.

Nas entradas norte, sul e oeste da capital, os rebeldes estão construindo fortificações em torno de seus acampamentos, formados por barracas de campanha.

O chefe Abdel Malek al Huthi ordenou no domingo que seus partidários marchassem para Sanaa para protestar e conseguir a "queda do governo que fracassou" e para exigir a anulação de um recente aumento do preço dos combustíveis.



Os rebeldes de Ansarullah, que controlam a província de Sada, são acusados de querer ampliar sua zona de influência no futuro Estado federal do Iêmen, que contará com seis províncias.

Estes combatentes tomaram no início de julho a cidade de Amran, às portas de Sanaa, de onde se retiraram posteriormente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação