Mundo

Jornalista detida em maio é libertada sob fiança de 65 mil dólares no Irã

Profissional já havia sido presa em janeiro de 2013 sob a acusação de "propaganda contra o regime"

Agência France-Presse
postado em 21/08/2014 08:37
Teerã - A jornalista iraniana Saba Azarpeyek, colaboradora de vários jornais considerados próximos aos reformadores, foi libertada sob fiança depois de quase três meses de detenção, anunciou nesta quinta-feira seu advogado.

Azarpeyk foi libertada na noite de quarta-feira (20/8) depois de pagar 2 bilhões de riais (65.000 dólares), segundo a decisão do procurador a cargo de crimes relacionados à cultura e à imprensa, disse Mahmud Alizadé Tabatabaié à agência oficial Irna.

É acusada de "propaganda contra o regime", acrescentou o advogado.

A jornalista, que já havia sido presa em janeiro de 2013 antes de ser libertada algumas semanas mais tarde, foi detida no dia 28 de maio em sua casa. Cobria a atualidade parlamentar para vários jornais, entre eles o grande jornal reformador Etemad.



[SAIBAMAIS]O presidente moderado Hassan Rohani mostrou-se disposto a aceitar uma maior liberdade de imprensa, mas enfrenta a oposição da Autoridade judicial, controlada por conservadores.

Desde a eleição de Rohani, em junho de 2013, vários jornais reformadores foram fechados definitivamente. Intelectuais próximos a esta corrente também foram condenados à prisão por ações contra a segurança nacional e propaganda contra o regime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação