Mundo

Ataque contra mesquita sunita deixa mais de 30 mortos no Iraque

A autoria do ataque seria de uma ação de milícia xiitas ou de militantes do Estado Islâmico (EI), o grupo jihadista que lançou uma grande ofensiva no país

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 10:26
Baquba - Um grupo de homens armados atirou contra fiéis durante a tradicional oração de sexta-feira (22/8) em uma mesquita sunita no nordeste de Bagdá, deixando 32 mortos. A autoria do ataque, que também deixou dezenas de feridos, varia segundo as fontes, que apontam para uma ação de milícia xiitas ou de militantes do Estado Islâmico (EI), o grupo jihadista que lançou uma grande ofensiva no Iraque.

[SAIBAMAIS]Um habitante de Imam Wais, onde ocorreu o ataque, disse que foi uma vingança dos milicianos xiitas depois de um atentado com bomba contra uma de suas patrulhas. A deputada Nahida al Daini apresentou a mesma versão.



No entanto, um capitão do exército e um oficial da polícia afirmaram que o ataque foi cometido por quatro membros do EI: um homem-bomba detonou a carga explosiva dentro da mesquita e outros três homens abriram fogo contra a multidão. O EI lançou em 9 de junho uma ofensiva contra o norte, oeste e leste de Bagdá e desde então controla extensas zonas do território em cinco províncias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação