Mundo

Somália e aliados preparam ofensiva contra porto nas mãos dos shebab

Os shebab são aliados da Al-Qaeda, e desde a perda de seus redutos foram se enfraquecendo

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 13:05
Nairóbi - O exército somali prepara, com o apoio das forças da União Africana presentes no país, um ataque contra o porto de Barawe, um dos últimos redutos da milícia islamita, informou nesta sexta-feira (22/8) o representante da ONU neste país. Barawe é base para um lucrativo negócio de venda de carvão que representa receitas no valor de dezenas de milhares de dólares para os shebab, que foram expulsos militarmente de Mogadíscio e da maior parte de suas cidades desde agosto de 2011.



A ofensiva contra Barawe está prevista para o início de setembro, segundo fontes de segurança. Os shebab são aliados da Al-Qaeda, e desde a perda de seus redutos foram se enfraquecendo. O representante da ONU previu que os islamitas abandonarão suas posições em Barawe sem opor resistência.

"É muito importante que sejam privados de localidades", declarou Kay em visita à capital queniana. Os shebab se reorientaram a cometer atentados e ações de guerrilha, dentro e fora da Somália, e continuam sendo extremamente perigosos, explicou Kay.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação