Mundo

Conselho de Segurança condena 'hediondo e covarde' assassinato de Foley

Em comunicado aprovado por unanimidade, os 15 membros do Conselho exigiram a imediata libertação de todos os reféns em poder dos extremistas islâmicos

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 18:29
Militante mascarado do Estado Islâmico segura uma faca fala próximo ao jornalista americano James Foley, que teve a morte registrada em um vídeo divulgado na internet

Nações Unidas
- O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou duramente nesta sexta-feira (22/8) "o hediondo e covarde" assassinato do jornalista James Foley pelos jihadistas do Estado Islâmico.

Em um comunicado aprovado por unanimidade, os 15 membros do Conselho exigiram a imediata libertação de todos os reféns em poder dos extremistas islâmicos.

"Os membros do Conselho de Segurança destacaram que o EI deve ser combatido e a intolerância, a violência e o ódio que difundem, extirpados".

O EI exibiu na Internet na terça-feira (19/8) um vídeo com a execução de Foley, provocando a condenação mundial.

O jornalista, de 40 anos, trabalhava na Síria para o site de notícias Global Post e estava sequestrado desde novembro de 2012.

O Conselho destacou que os responsáveis pela execução devem prestar contas à Justiça e chamou todos os países a cooperar com os Estados Unidos para tal objetivo.



Na quarta-feira (20/8), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou firmemente o assassinato, e descreveu a execução como um "crime abominável que caracteriza a contínua campanha de terror que o EI empreende contra os povos do Iraque e da Síria".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação