Mundo

Morre 'Pepe, o missionário', a tartaruga mais querida de Galápagos

Há pelo menos dois anos, Pepe começou a apresentar "problemas para comer", ficando por longos períodos sem ingerir alimentos

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 22:24
Há pelo menos dois anos, Pepe começou a apresentar

Quito
- "Pepe, o missionário", a tartaruga gigante mais querida das ilhas equatorianas de Galápagos, no Pacífico, morreu na quinta-feira (21/8) por causas naturais - informou nesta sexta o diretor de Ecossistemas do Parque, Víctor Carrión.

O quelônio, que vivia protegido na ilha San Cristóbal e tinha em torno de 60 anos, teve "falência de vários órgãos", o que levou à sua morte, disse Carrión à AFP, acrescentando que Pepe também sofria de sobrepeso.

Há pelo menos dois anos, Pepe começou a apresentar "problemas para comer", ficando por longos períodos sem ingerir alimentos.


"O desaparecimento da tartaruga Pepe não deixa sua espécie (;Chelonoidis becki;) em perigo", escreveu o diretor do Parque Nacional Galápagos (PNG), Arturo Izurieta, em sua conta no Twitter.

Em junho de 2012, "George, o solitário", a última tartaruga gigante de sua espécie a habitar Galápagos, também morreu de causas naturais, após tentativas frustradas para que se reproduzisse.

George, com idade estimada em mais de 100 anos, tornou-se símbolo da conservação animal. Ele era o único sobrevivente da espécie "Chelonoidis abigdoni", originário da ilha Pinta, onde foi encontrado em 1972.

As ilhas Galápagos foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há três décadas.

A região ainda abriga 11 espécies de tartarugas gigantes, depois do desaparecimento das espécies das ilhas Fernandina ("Chelonoidis fhantastica") e Santa Fé ("Chelonoidis spp").

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação