Mundo

Favela Papa Francisco é desalojada e 700 famílias são despejadas

Na operação, seis pessoas foram detidas 'por resistência à autoridade', informou o ministro da Segurança da Capital, Guillermo Montenegro

Agência France-Presse
postado em 23/08/2014 20:42
Buenos Aires - Uma favela batizada de "Papa Francisco", que começou a ser erguida em fevereiro passado em terrenos baldios ocupados ilegalmente em um bairro pobre de Buenos Aires, foi desalojada neste sábado (23/8).

Um forte esquema policial foi montado para a operação, com 800 homens da Gendarmeria e da Polícia Metropolitana.

Nesse terreno situado no bairro de Villa Lugano, no sudoeste da cidade, moravam cerca de 700 famílias sob ameaça de desalojamento - de acordo com um censo realizado há algumas semanas.

Na operação, seis pessoas foram detidas "por resistência à autoridade", informou o ministro da Segurança da Capital, Guillermo Montenegro.


"Aqui são todos trabalhadores. É gente que tem que ir muito cedo trabalhar. Com 14 anos, os meninos já saem para trabalhar", disse a uma emissora local o padre Franco, que atua nessa paróquia. Ele denunciou a polícia por proibir as pessoas de recolherem seus pertences.

A retirada do grupo foi ordenada em março passado, mas foi adiada por disputas de jurisdição. A sentença foi retomada depois do assassinato, na última terça-feira à tarde, de uma jovem de 18 anos, moradora local. Ela foi morta a tiros na frente do namorado. Os autores do crime teriam saído do assentamento "Papa Francisco".

O crime deflagrou uma onda de denúncias, segundo as quais a área estaria dominada por traficantes de drogas.

O secretário de Segurança do governo federal, Sergio Berni, disse neste sábado que "todos nós sabíamos da periculosidade do lugar" e responsabilizou a Justiça pela demora na operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação