Mundo

Furacão no México deixa três pescadores desaparecidos e 10 mil desabrigados

O ciclone se afasta da costa do México a uma velocidade de 19 km por hora, com ventos de 232 km por a hora e rajadas de 278 km/h

Agência France-Presse
postado em 25/08/2014 12:11
Cabo San Lucas - Três pescadores mexicanos estão desaparecidos desde domingo (24/8) no estado de ;Baja California Sur; (noroeste) após a passagem do furacão Marie, que nas últimas horas baixou de categoria, e que deixou mais de 10 mil desabrigados em Oaxaca (sul). "Infelizmente temos três pescadores desaparecidos", informou à imprensa Wenceslao Petit, diretor da Defesa Civil do centro turístico de San José de los Cabos.

A Marinha foi acionada para resgatar a embarcação "Tio Chori", que havia partido no domingo com sete pescadores a bordo, mas que naufragou depois de ser atingido por fortes ondes. Quatro pescadores conseguiram nadar até a praia, e os outros três seguem desaparecidos.

Além disso, o governo de Oaxaca, um dos estados mais pobres do país, declarou situação de emergência em dez municípios afetados pela tempestade, com mais de 10 mil famílias desabrigadas. Marie, o oitavo furacão desta temporada na costa do Pacífico, estava a 741 km da localidade turística de Los Cabos, em Baja California, segundo o Sistema Meteorológico Nacional (SMN).



O ciclone se afasta da costa do México a uma velocidade de 19 km por hora, com ventos de 232 km por a hora e rajadas de 278 km/h. Para esta segunda-feira, o serviço de meteorologia alerta para fortes chuvas nos estados de Baja California Sur, Sonora, Sinaloa e Nayarit (oeste) e menos intensas em Chihuahua, Jalisco, Colima, Michoacán (oeste) e Guerrero (sul).

Ondas fortes também são esperadas nesses estados. As autoridades recomendam aos habitantes dessas regiões para o risco de deslizamentos de terra e transbordamento de rios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação