Mundo

Receita argentina investiga tenista Del Potro por evasão fiscal

Imprensa argentina afirma que o valor evadido é de cerca de 440.000 dólares em relação ao imposto sobre lucros correspondente ao ano de 2010

Agência France-Presse
postado em 25/08/2014 19:05
Tenista argentino Juan Martín Del Potro afirmou em uma carta que
Buenos Aires -
A receita federal argentina investiga o tenista Juan Martín Del Potro, número 13 do ranking da ATP, por evasão de divisas, confirmou nesta segunda-feira (25/8) uma fonte judicial à AFP.

"É verdade que um inquérito foi aberto contra Del Potro por evasão de divisas", garantiu a fonte, que pediu anonimato.

A imprensa argentina afirma que o valor evadido é de cerca de 440.000 dólares em relação ao imposto sobre lucros correspondente ao ano de 2010.


A investigação originou-se numa denúncia da Administração Federal Impositiva (AFIP), que tenta determinar se o tenista desviou dinheiro de premiações por sua participação em torneios e por publicidade para uma empresa da família radicada no Uruguai mediante uma cessão gratuita de direitos, para em seguida receber o dinheiro da empresa em qualidade de empréstimo.

O tenista argentino, campeão US Open em 2009, afirmou em uma carta publicada na segunda-feira no jornal Peril que "não houve evasão porque a dívida foi cancelada de maneira definitiva em 2 de fevereiro de 2014".

De acordo com a denúncia citada pelo jornal, "é evidente a criação de uma empresa uruguaia para a qual eram transferidos fundos que, em nosso país, gerariam um carga impositiva milionária".

"Caso o imposto argentino tivesse sido liquidado corretamente no momento oportuno, o Sr. Del Potro teria que ter pago à receita argentina a soma de 3.682.492,88 de pesos (cerca de 440 mil dólares)", afirmou o documento citado pela imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação