Agência France-Presse
postado em 26/08/2014 10:32
Berlim - O prefeito de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit, de 60 anos, anunciou nesta terça-feira (26/8) que deixará o cargo em 11 de dezembro, após um mandato recorde de 13 anos no governo da capital da Alemanha. "Colocarei o cargo à disposição em 11 de dezembro", declarou Wowereit em uma entrevista coletiva, na qual explicou que a decisão foi motivada por "muitas especulações" sobre sua possível renúncia, dois anos antes das próximas eleições regionais."Não foi fácil tomar a decisão", admitiu Wowereit, que citou "um dos maiores fracassos" de seu mandato: a inacabada obra do aeroporto internacional de Berlim BER. Wowereit recebeu muitas críticas nos últimos meses pelo fiasco do novo aeroporto, que será inaugurado em uma data ainda não definida com pelo menos cinco anos de atraso e custo muito acima do inicialmente planejado.
Wowereit assumiu a prefeitura de Berlim em 2001, dois anos depois da mudança da sede do governo e do Parlamento da Federação para Bonn. A capital, muito endividada e sem atividade industrial significativa, viu em Klaus Wowereit um homem capaz de transformar seus defeitos em qualidades.
Ele manifestava total confiança e simplicidade, como em junho de 2011, quando anunciou publicamente sua homossexualidade. "Sou gay e está tudo bem", disse.