Mundo

Papa diz que chorou ao ver desocupação de favela em Buenos Aires

Quase 700 famílias viviam no local em condições precárias. Oitocentos homens das forças de segurança participaram na operação de retirada

Agência France-Presse
postado em 27/08/2014 09:10
Cidade do Vaticano - O papa Francisco chorou em solidariedade aos moradores de uma favela desalojada em Buenos Aires, segundo o próprio afirma em uma mensagem eletrônica. No e-mail dirigido ao amigo Gustavo Vera, fundador da ONG "La Alameda", divulgado nesta quarta-feira (27/8) pela agência católica SIR, Jorge Bergoglio expressa comoção com a desocupação ocorrida há três dias.

Francisco: estou perto destas pessoas, rezo e peço que não os deixem sozinhos
"Acabo de ler sua mensagem. Tua frase final conseguiu sintetizar meus sentimentos: ;Parecia Gaza;. E comecei a chorar. Não entendo nada. Estas pessoas, estas mães com crianças, acaricio com minhas lágrimas", escreve o papa argentino. "Quando retornava da Coreia, no avião (em 18 de agosto), falei de crueldade. Uma crueldade vestida com tantas roupagens: ;que me importa!', ;que vão trabalhar!', ;são pessoas não sociáveis!' Palavras (...) que manifestam tanta crueldade", observa o sumo pontífice.



"Estou perto destas pessoas, rezo e peço que não os deixem sozinhos", conclui o papa, na mensagem que a ONG transmtiu a SIR. A nova favela surgiu em fevereiro no bairro de Villa Lugano, ao sudeste de Buenos Aires, e havia recebido o nome de "papa Francisco". Quase 700 famílias viviam no local em condições precárias. Oitocentos homens das forças de segurança participaram na operação de retirada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação