Mundo

Moscou diz ter 'princípio de acordo' com Kiev para segundo comboio russo

O primeiro comboio russo, formado por 280 caminhões com 1.800 toneladas de ajuda humanitária cruzou há uma semana a fronteira entre os dois países

Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 12:06
Moscou - A Ucrânia aceitou um princípio de acordo para o envio de um segundo comboio de ajuda humanitária russa ao leste de seu território, onde são travados violentos combates, anunciou nesta sexta-feira (29/8) o ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov. "Recebemos em uma nota do Ministério ucraniano das Relações Exteriores a aceitação de seu princípio de acordo em resposta a nossa proposta de enviar um comboio humanitário", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa.



[SAIBAMAIS]"Nos próximos dias um grupo de contato se reunirá com representantes da Ucrânia, dos rebeldes, da Rússia e da OSCE (Organização para a Cooperação e a Segurança na Europa) para entrar de acordo" sobre as questões de segurança do segundo comboio russo, disse o ministro. Lavrov também disse que Moscou "tem a intenção de harmonizar todos os procedimentos com a Ucrânia, com a ajuda do CICV", o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O primeiro comboio russo, formado por 280 caminhões com 1.800 toneladas de ajuda humanitária, segundo Moscou, cruzou há uma semana a fronteira entre os dois países sem o acordo de Kiev nem a verificação do CICV, levando a Ucrânia a denunciar uma invasão direta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação