Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 20:00
Managua - Ao menos 20 homens soterrados em uma mina de ouro ilegal do nordeste da Nicarágua estão vivos, informou nesta sexta-feira (29/8) uma porta-voz da presidência, acrescentando que três trabalhadores "desapareceram" e outros dois conseguiram escapar."Apuramos que há 20 companheiros com vida" em um fosso onde ficaram presos na quinta-feira em uma mina ilegal conhecida como El Comal, declarou a porta-voz da presidência Rosario Murillo.
[SAIBAMAIS]Na manhã desta sexta, "um dos mineiros conseguiu se comunicar para pedir água, e isto é uma boa notícia", disse Murillo.
O presidente Daniel Ortega pediu ajuda aos governos de México, Venezuela e Chile para resgatar o grupo, devido à experiência que têm estes países neste tipo de acidente, revelou a porta-voz.
A mina Cerro El Comal está situada em uma zona remota e de difícil acesso, no município de Bonanza, na Região Autônoma do Atlântico Norte (RAAN).
"Conseguimos nos comunicar com eles e dizem que os 20 estão juntos; que todos estão bem, mas não sabem o paradeiro de três companheiros", disse à AFP o mineiro Omar Medina, que participa dos trabalhos de resgate.
"Escutamos o eco de seus gritos e respondemos (...). Dizem que não conseguem sair de onde estão porque há muito sedimento e material solto", acrescentou Medina.
A delegada da Frente Sandinista de Libertação Nacional na região, Milagros Solórzano, declarou ao Canal 4 que as brigadas de resgate já encontraram um caminho alternativo para resgatar os mineiros, o que pode ocorrer ainda nesta sexta-feira.
O presidente Daniel Ortega acompanha os trabalhos dos socorristas, auxiliados por cães adestrados em busca e salvamento, informou Murillo.
Ortega suspendeu sua participação na inauguração de uma obra no rio San Juan, no sul do país, porque "está concentrado no resgate", revelou Murillo.