Mundo

Começa resgate de mineiros soterrados na Nicarágua

Mais cedo, a porta-voz da presidência Rosario Murillo havia informado a presença de "20 companheiros com vida" em um fosso onde ficaram presos na quinta-feira em uma mina ilegal conhecida como El Comal.

Agência France-Presse
postado em 30/08/2014 09:27
Mais cedo, a porta-voz da presidência Rosario Murillo havia informado a presença de
MANAGUA, 30 agosto 2014 (AFP) - Dois dos 20 homens soterrados em uma mina de ouro ilegal do nordeste da Nicarágua foram resgatados na noite desta sexta-feira, informou um funcionário ao Canal 8 da TV nicaraguense.

Os primeiros resgatados foram Roger Darse e Abel Herrera, que foram retirados da mina por um sistema de polias, revelou o Canal 8, que transmite do local do acidente.

Mais cedo, a porta-voz da presidência Rosario Murillo havia informado a presença de "20 companheiros com vida" em um fosso onde ficaram presos na quinta-feira em uma mina ilegal conhecida como El Comal.

O presidente Daniel Ortega pediu ajuda aos governos de México, Venezuela e Chile para resgatar o grupo, devido à experiência que têm estes países neste tipo de acidente, revelou a porta-voz.

A mina Cerro El Comal está situada em uma zona remota e de difícil acesso, no município de Bonanza, na Região Autônoma do Atlântico Norte (RAAN).

"Conseguimos nos comunicar com eles e disseram que os 20 estão juntos; que todos estão bem, mas não sabem o paradeiro de três companheiros", informou mais cedo à AFP o mineiro Omar Medina, que participa dos trabalhos de resgate.

"Escutamos o eco de seus gritos e respondemos (...). Não conseguiram sair porque há muito sedimento e material solto", acrescentou Medina.

O presidente Daniel Ortega acompanha os trabalhos dos socorristas, auxiliados por cães adestrados em busca e salvamento, informou Murillo.

Ortega suspendeu sua participação na inauguração de uma obra no rio San Juan, no sul do país, porque "está concentrado no resgate", revelou Murillo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação