Agência France-Presse
postado em 01/09/2014 20:34
Caracas - Um homem foi baleado nesta segunda-feira (01/9) no estado venezuelano de Táchira durante um protesto contra o sistema eletrônico de controle de vendas de produtos básicos que o governo do presidente Nicolás Maduro pretende implantar, revelou a ONG Foro Penal. "Um ferido a bala no abdome em Las Vegas, Tariba, Táchira", escreveu no Twitter Alfredo Romero, diretor do Foro Penal.O homem foi baleado durante um protesto na localidade de Las Vegas, nos arredores de San Cristóbal, capital de Táchira, na zona da fronteira com a Colômbia, palco de protestos contra o governo nos últimos dias. O Foro Penal não esclareceu se o homem participava diretamente dos protestos ou a identidade dos agressores.
[SAIBAMAIS]Segundo a ONG, outras cinco pessoas foram feridas por disparos de escopeta a distância durante o protesta, que foi dissolvido pelas forças da ordem. Maduro, que atribui a falta de produtos básicos na Venezuela - um em cada quatro itens - ao contrabando para Colômbia e Caribe, define o controle digital sobre as compras como um plano "antifraude". O presidente afirma que mais de 30% dos bens que circulam na Venezuela são contrabandeados, principalmente para a Colômbia.
Leia mais notícias em Mundo
Apesar de contar com as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta uma crise marcada pela forte queda de reservas (redução de um terço em um ano), um déficit fiscal estimado em 15% do PIB e uma inflação que há dois meses superava os 60% ao ano.
O mecanismo utilizará leitores óticos de impressões digitais para reconhecer cada comprador e impedir que uma pessoa compre o mesmo produto em uma quantidade que exceda certos volumes e frequências.