Mundo

Estados Unidos dizem que executores de jornalistas não representam o Islã

John Kerry afirmou que o governo dos Estados Unidos vai punir aqueles que mataram os jornalistas James Foley e Steven Sotloff.

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 14:05
John Kerry afirmou que o jornalista foi assassinado por um
Washington -
O secretário de Estado americano John Kerry denunciou nesta quarta-feira (3/9) a decapitação do jornalista Steven Sotloff como um ato de "selvageria medieval" e afirmou que os jihadistas que o mataram não representam o Islã.

"A verdadeira face do Islã não é o que vimos ontem, quando o mundo testemunhou novamente a brutalidade incomensurável dos assassinos terroristas do EI", afirmou Kerry em uma cerimônia em homenagem ao novo enviado especial dos Estados Unidos às comunidades muçulmanas, Shaarik Zafar.

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana classificou Sotloff, de 31 anos, de jornalista determinado e corajoso, que foi assassinado por "covarde escondido por trás de uma máscara" dos militantes do Estado Islámico (EI).

Kerry enfatizou que "a face do Islã não é a dos açougueiros que mataram Steven Sotloff. Isso é o EI. A face do Islã não é a dos nihilistas que só sabem destruir e não construir. Não é a de covardes mascarados, cujas ações são um feio insulto a uma religião pacífica, que a cada dia profanam cm suas barbaridades".



"A verdadeira face do Islã é a de uma religião pacífica, baseada na dignidade de todos os seres humanos", acrescentou.

Mais cedo, Kerry afirmou que o governo dos Estados Unidos vai punir aqueles que mataram os jornalistas James Foley e Steven Sotloff. Os dois repórteres foram decapitados por jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico e as mortes foram divulgadas em vídeos divulgados na internet.

"Quando em qualquer parte do mundo terroristas assassinam nossos cidadãos, o governo dos Estados Unidos faz com que prestem contas, tomando o tempo que for necessário. Aqueles que assassinaram James Foley e Steven Sotloff na Síria deveriam saber que os Estados Unidos também farão com que prestem contas, não importa o tempo que levar", afirmou um comunicado do chefe da diplomacia americana.

Kerry chamou a execução de Steven Sotloff de "soco no estômago" e uma "selvageria medieval".

Duas semanas depois da divulgação do vídeo que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley, o EI cumpriu a ameaça de matar Steven Sotloff. O jornalista de 31 anos havia sido sequestrado em agosto de 2013 na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação