Jornal Correio Braziliense

Mundo

TV diz que canadenses estão envolvidos em sequestros de ocidentais na Síria

Governo do Canadá estima que cerca de 130 canadenses combatem grupos extremistas no exterior

Ottawa - Pelo menos três canadenses que se juntaram ao braço sírio da Al-Qaeda estavam diretamente envolvidos no sequestro de dois jornalistas norte-americanos que foram rapidamente libertados, informou nesta quarta-feira (3/9) a emissora pública de TV do Canadá CBC.

Citando fontes que não foram identificadas, a CBC afirmou que os canadenses, que não tiveram suas identidades reveladas, obrigaram o jornalista norte-americano Peter Theo Curtis e o fotógrafo Matt Schrier a revelar as senhas de seus computadores, que foram usados para esvaziar suas contas bancárias e gastar o saldo de seus cartões de crédito.



Segundo a CBC, os canadenses ainda escreveram às famílias dos profisisonais como se fossem eles. O governo canadense investiga o caso. Curtis e Schrier foram capturados juntos em Aleppo, na Síria, entre 2012 e 2013. Schrier conseguiu fugir e Curtis foi libertado no mês passado pela Frente Al-Nosra, vertente síria da Al-Qaeda.

De acordo com estimativas do governo do Canadá, cerca de 130 canadenses combatem grupos extremistas no exterior. Mas outras fontes indicam que este contingente pode ser o dobro.