Mundo

TV diz que canadenses estão envolvidos em sequestros de ocidentais na Síria

Governo do Canadá estima que cerca de 130 canadenses combatem grupos extremistas no exterior

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 18:00
Ottawa - Pelo menos três canadenses que se juntaram ao braço sírio da Al-Qaeda estavam diretamente envolvidos no sequestro de dois jornalistas norte-americanos que foram rapidamente libertados, informou nesta quarta-feira (3/9) a emissora pública de TV do Canadá CBC.

Citando fontes que não foram identificadas, a CBC afirmou que os canadenses, que não tiveram suas identidades reveladas, obrigaram o jornalista norte-americano Peter Theo Curtis e o fotógrafo Matt Schrier a revelar as senhas de seus computadores, que foram usados para esvaziar suas contas bancárias e gastar o saldo de seus cartões de crédito.



Segundo a CBC, os canadenses ainda escreveram às famílias dos profisisonais como se fossem eles. O governo canadense investiga o caso. Curtis e Schrier foram capturados juntos em Aleppo, na Síria, entre 2012 e 2013. Schrier conseguiu fugir e Curtis foi libertado no mês passado pela Frente Al-Nosra, vertente síria da Al-Qaeda.

De acordo com estimativas do governo do Canadá, cerca de 130 canadenses combatem grupos extremistas no exterior. Mas outras fontes indicam que este contingente pode ser o dobro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação