Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 19:08
Washington - A página de pagamentos on-line Isis concluiu a mudança de nome para Softcard, nesta quarta-feira (3/9), para não ser confundida com o grupo islâmico conhecido por esse mesmo acrônimo (em inglês).Em julho, a companhia anunciou que trocaria o nome Isis, em um processo de "rebranding" que levaria "várias semanas".
Essa é a sigla do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e da Síria (no inglês, Isis), também chamado de Estado Islâmico do Iraque e Levante (Isil, também no inglês), ou de Estado Islâmico (EI).
"Embora seja uma coincidência, não temos desejo algum de compartilhar o nome com esse grupo, e nossas orações estão com aqueles que sofreram sua violência", afirmou seu diretor-executivo, Michael Abbott, em uma nota.
O serviço permite aos usuários fazer pagamentos pelo smartphone. No final de abril, na Grã-Bretanha, a rede britânica de lingerie erótica Ann Summers fez um pedido público de desculpas por lançar uma coleção batizada de Ísis, em homenagem à deusa egípcia da fertilidade.
"Admitimos que o momento do lançamento foi mal escolhido, mas de forma alguma apoiamos ou toleramos os atos de terrorismo, ou de violência", disse Ann Summers à AFP.
A coleção não chegou a ser retirada do mercado. Na terça, os jihadistas do EI executaram um segundo jornalista americano, Steven Sotloff, de 31 anos, e divulgaram um vídeo de sua decapitação.