Mundo

Site de pagamentos 'Isis' muda de nome por causa de jihadistas

Mudança ocorreu porque essa é a sigla do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e da Síria (no inglês, Isis)

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 19:08
Washington - A página de pagamentos on-line Isis concluiu a mudança de nome para Softcard, nesta quarta-feira (3/9), para não ser confundida com o grupo islâmico conhecido por esse mesmo acrônimo (em inglês).

Em julho, a companhia anunciou que trocaria o nome Isis, em um processo de "rebranding" que levaria "várias semanas".

Essa é a sigla do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e da Síria (no inglês, Isis), também chamado de Estado Islâmico do Iraque e Levante (Isil, também no inglês), ou de Estado Islâmico (EI).

"Embora seja uma coincidência, não temos desejo algum de compartilhar o nome com esse grupo, e nossas orações estão com aqueles que sofreram sua violência", afirmou seu diretor-executivo, Michael Abbott, em uma nota.

O serviço permite aos usuários fazer pagamentos pelo smartphone. No final de abril, na Grã-Bretanha, a rede britânica de lingerie erótica Ann Summers fez um pedido público de desculpas por lançar uma coleção batizada de Ísis, em homenagem à deusa egípcia da fertilidade.



"Admitimos que o momento do lançamento foi mal escolhido, mas de forma alguma apoiamos ou toleramos os atos de terrorismo, ou de violência", disse Ann Summers à AFP.

A coleção não chegou a ser retirada do mercado. Na terça, os jihadistas do EI executaram um segundo jornalista americano, Steven Sotloff, de 31 anos, e divulgaram um vídeo de sua decapitação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação