Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA comemoram decisão da França de não entregar navio de guerra à Rússia

Decisão do governo francês foi anunciada na véspera da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Gales

Washington - Os Estados Unidos comemoraram nesta quarta-feira (3/9)a decisão da França de suspender a entrega de um navio de guerra Mistral para a Rússia, por pelo menos um mês, no âmbito da atual crise na Ucrânia.

"Nós achamos que se trata de uma sábia decisão", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, depois que a França anunciou nesta quarta-feira (3/9) que agora não estão reunidas as condições para a entrega do navio, prevista para outubro.

A decisão do governo francês foi anunciada na véspera da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Gales, que deve analisar a crise deflagrada com as incursões russas na Ucrânia.

A França resistiu às pressões dos Estados Unidos para suspender um acordo de US$ 1,6 bilhão, assinado em 2011, para a venda de dois navios de guerra à Rússia.

A entrega de uma primeira embarcação estava programada para outubro ou novembro, e a segunda, para 2015.



[SAIBAMAIS]Em uma nota, o gabinete do presidente francês, François Hollande, declarou que, apesar das perspectivas de um cessar-fogo na Ucrânia, "as condições para que a França entregue o primeiro navio de guerra não estão reunidas no dia de hoje".

A França "entendeu as pressões da comunidade internacional" em plena crise na Ucrânia e decidiu suspender "até novembro" a entrega desse primeiro porta-helicópteros, disse uma fonte diplomática francesa consultada pela AFP.