Mundo

Kerry trabalha na formação de frente internacional antijihadista

Kerry disse que Sotloff, de 31 anos, era um "jornalista determinado e corajoso", que foi assassinado por um "covarde escondido por trás de uma máscara" dos militantes do Estado Islâmico

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 20:54
Kerry disse que Sotloff, de 31 anos, era um

Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, trabalha para formar uma coalizão global para impedir a "selvageria medieval" dos combatentes jihadistas na Síria e no Iraque, que já mataram dois jornalistas. Na terça-feira, (02/9), Kerry conversou por telefone com seus colegas de Austrália, Itália, Jordânia, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Os Estados Unidos estiveram "em contato com vários países que têm o desejo de fazer parte dessa coalizão", disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki. "Destruir e degradar o Isil (sigla de Estado Islâmico no Iraque e no Levante em inglês)" seria a meta da coalizão, assim como buscar a estabilidade no Iraque e na Síria, completou.

Psaki disse ainda que os dois vídeos - da execução de Steven Sotloff e de James Foley - não foram filmados ao mesmo tempo. "A cara real do Islã não é o que vimos ontem (com o vídeo da decapitação de Sotloff), quando o mundo testemunhou, mais uma vez, a brutalidade incomensurável dos assassinos terroristas do Isil", afirmou Kerry, em uma cerimônia para honrar o novo enviado especial dos Estados Unidos para as comunidades muçulmanas, Shaarik Zafar.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Kerry disse que Sotloff, de 31 anos, era um "jornalista determinado e corajoso", que foi assassinado por um "covarde escondido por trás de uma máscara" dos militantes do Estado Islâmico. Após a tentativa frustrada de resgatar Sotloff, Kerry comentou que seu assassinato, pouco tempo depois da decapitação do também jornalista americano James Foley no mês passado, foi "um soco no estômago".

Kerry garantiu que os Estados Unidos vão encontrar os assassinos de Sotloff. "Aqueles que assassinaram James Foley e Steven Sotloff na Síria devem saber que os Estados Unidos vão ser punidos (...) não importa quanto tempo isso leve", declarou Kerry, ovacionado na cerimônia no Departamento de Estado.

"A face do Islã não é a dos carniceiros que mataram Steven Sotloff. Isso é o Isil. A face do Islã não é a dos niilistas que sabem apenas destruir, e não construir. Não é a de covardes mascarados, cujas ações são um feio insulto a uma religião pacífica que profanam, dia após dia, com suas barbaridades", criticou. "A verdadeira cara do Islã é a de uma religião pacífica, baseada na dignidade de todos os seres humanos", disse o secretário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação