Mundo

Morador de rua de Joanesburgo vende livros para não pedir esmolas

Philani Dladla, 24 anos, arrecada os livros com doações e vende para pagar as refeições dos amigos

postado em 05/09/2014 13:00
Dladla lê todos os livros antes de vendê-los
Um morador de rua de Joanesburgo, maior cidade da África do Sul, chamou a atenção de centenas de pessoas ao ser descoberto pelo cineasta sul-africano Tabogo Malope. Ao contrário do que poderia se esperar, Philani Dladla, 24 anos, não pede esmolas: ele circula pelas ruas da cidade vendendo livros de vários temas e autores variados.

O morador de rua gosta de comentar os títulos com as pessoas para quem vai vender

Aos adultos, Dladla vende e comenta os livros usados, sempre sorridente; às crianças ele entrega os livros de presente. A justificativa é que as crianças não precisam ser ricas para mudar o mundo e a leitura pode se tornar um hábito no futuro, disse o morador de rua ao cineasta.

[VIDEO1]
Ative a legenda

Philani parece não se incomodar por suas próprias condições de vida. Ele contou que com os livros se vê longe dos vícios que pode encontrar na rua, como o álcool e as drogas. Foi a leitura que o afastou da dependência. "A leitura não é prejudicial, só vai fazer de você uma pessoa melhor".

[VIDEO2]

O morador de rua leu todos os livros da coleção que carrega pelas ruas e está sempre em busca de mais para opções. Com o dinheiro, Philani compra comida para ele e os amigos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação