Mundo

Furacão Norbert alcança categoria 2 no Pacífico do México

Fortes chuvas provocaram a retirada de mais de mil pessoas, informaram as autoridades locais

Agência France-Presse
postado em 06/09/2014 08:31
La Paz - O Furacão Norbert aumentou sua força nesta sexta-feira, alcançando categoria 2 (escala Saffir-Simpson) sobre o oceano Pacífico, na altura da península de Baja California (noroeste do México), onde as fortes chuvas provocaram a retirada de mais de mil pessoas, informaram as autoridades locais.

[SAIBAMAIS]Às 21h15 (horário de Brasília), Norbert se encontrava 300 quilômetros ao oeste do Cabo San Lucas, no extremo sul do estado Baja California Sur - anunciou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que mantém sua advertência de "zona de alerta" pelas chuvas.

De acordo com o SMN, Norbert deve trazer chuvas intensas para Baja California Sur e regiões próximas. O furacão se desloca a 13 km/h para o noroeste com ventos de 155 km/h e rajadas de até 185 km/h.

O diretor estadual de Defesa Civil, Carlos Enrique Rincón, disse que foram suspensas as atividades em prédios públicos e que mais de mil pessoas tiveram de ser levadas para abrigos temporários.

"Foram abertos oito abrigos em Los Cabos, quatro em Cabo San Lucas, três em San José e um em Santiago, onde estão sendo protegidas famílias que moram em zonas de alto risco. Até o momento, há pouco mais de mil pessoas abrigadas", anunciou Rincón, acrescentando que, em La Paz, capital do estado, "há seis albergues com cerca de 300 pessoas".

Leia mais notícias em Mundo

O prefeito de Cabo San Lucas, Antonio Agúndez Montaño, informou que várias comunidades rurais estão sem água potável, energia elétrica e se encontram incomunicáveis.

Na quinta-feira, Norbert obrigou as autoridades a cortar a eletricidade de mais de 20 mil pessoas. Além disso, foi necessário mudar o trajeto de um cruzeiro procedente dos Estados Unidos com mais de três mil pessoas a bordo.

Em 2013, o México sofreu com os furacões Ingrid (no Golfo do México) e Manuel (na costa do Pacífico), que deixaram 157 mortos e pelo menos 1,7 milhão de desabrigados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação