Mundo

Irã diz que não se comprometeu em fixar data para responder à AIEA

Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) quer saber sobre o programa nuclear do país

Agência France-Presse
postado em 06/09/2014 12:34
Teerã - O Irã afirmou neste sábado que jamais se comprometeu com a data de 25 de agosto como limite para responder às perguntas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre seu programa nuclear, depois que a agência das Nações Unidas acusou Teerã de não ter cumprido este prazo.

[SAIBAMAIS]"O Irã alertou à AIEA que, devido à complexidade das perguntas, não seria possível aplicar por completo os cinco pontos antes de 25 de agosto", afirmou Behruz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniano da Energia Atômica (OIEA), segundo a agência Irna. "A AIEA estava a par disso", acrescentou.

Na véspera, a AIEA afirmou que o Irã não respondeu a todas as perguntas sobre o seu programa nuclear, em particular sobre seus possíveis objetivos militares. A resposta a estas perguntas da AIEA é crucial em face do acordo que o Irã e os países ocidentais querem assinar em novembro, após anos de negociações.

Leia mais notícias em Mundo


A retomada das discussões está prevista para 18 de novembro, em Nova York, coincidindo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, e o prazo para se chegar a um acordo está definido para 24 de novembro.

O Irã teria até 25 de agosto para responder a cinco perguntas sobre o seu programa nuclear formuladas pela AIEA, mas se limitou a "iniciar as discussões", lamentou a agência em um relatório obtido pela AFP. As autoridades iranianas negam que seu programa nuclear tenha objetivos militares apesar das suspeitas ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação